Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de julho de 2010

Informações gerais

Exaustão..rs... é esse o motivo que me faz ficar tanto tanto sem escrever... Vou dizer que é assim que me sinto na maioria das noites quando deito. Agora por exemplo estou me piscando toda, mas como acho que não vou conseguir dormir tao logo resolvi trocar umas palavrinhas com vocês.
Enfim, to bem..eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.. (essa é para ser a noticia mais importante, vc não ficou animado e entusiasmado?), mas como disse cansada, mas um casaço bom.Não me sinto exausta como chegava do colégio pois o cansaço surge por motivos diferentes, e como professora junto com o cansaço vinha a frustração, não que aqui não sinta isso, principalmente no falar inglês, não tem como não se frustrar, mas aqui eu sei que posso resolver o problema100%, mas não de uma hora para outra... é todo um processo, e é aí que esta a razão do meu cansaço. Além claro de estar aprendendo a cuidar de um bebe (gente, to trocando fralda muito bem, mas tá, tenho q admitir, não é lá muito difícil, mas ainda me sujo toda de hipoglos.. mas isso é por conta de minhas habilidade manuais, não culpa da fralda... acho que mais uma semana eu troco fraldas com uma mão e faço malabarismo com a outra!.. pensando bem.. acho que nunca vou fazer malabarismo..rs) o mais pesado é que tenho que falar e pensar 24 hs por dia em ingles, falar deixou de ser uma coisa automatica para virar um ardo trabalho de "vasculhação", ou melhor, garimpo dentro desta minha cabeça ainda iluminada por uns fios blonds... Na conversa básica já to boa. Falar do Brasil, da copa, do tempo, do que estou achando da Irlanda..isso ja to quase tirando de letra e tirando umas letras também..rs.. desculpa o trocadilho podre, não resisti... mas é que eu me imagino me ouvindo falar, sempre colocando "of the" e "in" em tudo que é frase, tipo: as únicas duas preposições que existem para mim..rs... mas voltando, morando junto com a familia não tem como não querer aprofundar os assuntos de vez em quando, e aí que o bicho pega.. E quando as coisas são faladas fora de contexto, tipo, me perguntam algo não obvio e presente.. senhor, dele mímica... Mas não tem como não sentir aquele "desgostinho" de não conseguir se expressar direito e de não conseguir contar muitas vezes coisas e histórias simples... mas nada que 5 meses não resolvam! (tomara.. senão sou caso perdido..rs) Ou eu aprendo ou eu pifo!
Por falar nisso, recebi umas msn me perguntando como foi achar o trabalho de au-pair e se dá para achar trabalho aqui sem ingles. Bem, eu sou um exemplo destas duas coisas. Aqui correndo atrás vc consegue algo. Pode não ser um bom emprego, pois já tem muita exploração rolando, coisas que não aconteciam antes como pagar a baixo do salário mínimo agora tá acontecendo, mas tudo por que sabem que nos precisamos trabalhar e aceitamos ganhar pouco.. é a cruel lei do mercado. Mas se vc for atrás e não tiver medo de trabalhar da sempre para arranjar uns bicos. Vai ficar rico? Não, mas vai melhorar o inglês e principalmente, fazer contatos, isso é o mais importante aqui! Quem tem bons contatos tem tudo. E é botar a cara para bater de porta em porta!
Sei que quem já leu, vai ler de novo, mas vamos lá. Consegui meu emprego através do site http://www.aupair-world.net/. é O MELHOR! A maioria das meninas que trabalham como au-pair conseguiram por aí, ou por indicação (uma grande proporção) ou através de uma agenciadora brasileira que cobra 200 euros se vc conseguir o trabalho (obrigado Senhor que não precisei recorrer a ela, mas conheci gente que conseguiu trabalho através dela, principalmente por não ter experiência com crianças). Mas enfim... Tem muita brasileira trabalhando de au-pair aqui, algumas tem experiências ruins, poucas péssimas, muitas boas experiências e muitas vezes ótimas, como está sendo a minha. Sei que tive muita sorte. O mais comum é confundir au-pair com cleaning, o lance é deixar tudo bem claro desde o primeiro encontro (não tenha medo de recorrer ao dicionário e a mímica, fazer o que... é vergonhoso mas necessário). A média de ganho da au-pair é 100 - 120 euros por semana, e claro que voce pode ter mais sorte, mas em media é isto. Os horários são combinados assim como as tarefas de casa, provavelmente vc terá que ajudar em alguma coisa, o que não custa nada também! Fora isso vc não tem gastos, tudo é e deve ser providenciado pela familia, aí de novo vem o lance da sorte... Eu não posso reclamar.. tenho altos quartos, uma familia que está me aceitando e me tratando muito bem e que tem paciência para me ensinar e tb para tentar me entender, o que deve ser bem difícel..rs. Além disso, são ótimas pessoas p bater um papo e sempre tem uma cerveja gelada p mim na geladeira sexta feira..rs... tudo né!? Ganho um dinheirão? não, mas para mim acredito que está sendo a melhor coisa agora, pois nada é melhor do que se sentir bem onde vc trabalha e principalmente onde e com quem vc mora.
Viu mãe, to bem!...rs...
Bem juro que o próximo tópico vai ser sobre malas e consumismo... vcs n tem noção das coisas mara e baratas que tem por aki..rs... só não escrevi hj pois to sem fotos...e isso é necessário!
Bj p todos e em especial p meu amigo Egon.. eu vi seu recado no orkut e acho bom vc ler mesmo meu blog, afinal, vc vai sempre me dever após ter feito eu ser expulsa da aula do Edelcio, não é Paulinha?! (Bem, acho que elanão lê...rs.. já descubro..rs.. bj e Saudades..isso, nem precisa falar....

sábado, 17 de julho de 2010

Curiosidades



Resolvi fazer um tópico relax hoje, nada que vai mudar a vida de ninguém... rs...mas com informações que as vezes são muito úteis, ou não! Mas primeiro não poderia deixar de dividir minha emoção com vocês, pois coisas boas servem para ser divididas! Hoje é meu dia of, to de folga,eeeeeeeeee! Então liguei o computador cedo e vi, finalmente, as fotos da Giulia, minha afilhada... Não tenho como descrever a emoção e o orgulho que eu estou destes dois grandes amigos que agora acima de tudo são pais... Nossa, pensar nisso é como se caísse a ficha de que estamos ficando mais velhos... E agora estou aqui chorando como uma tola vendo as fotos desta pequena estrela gordinha e fofa e morrendo de inveja da Lu... mas inveja boa..rs... Queria estar aí para dar um abraço, um beijo e um cheiro, para segurar na mão nos momentos de ansiedade e para estragar esta menina..rs... mas ainda vai ter tempo, e a Lú está aí para este serviço...rs... E antes que eles mudem de idéia sobre eu ser uma das madrinhas, lembrem que estou na Europa e posso comprar um monte de presentes europeus..rs.. Mas brincadeiras a parte, parabéns Déia e Santin, vocês sabem que amo muito vocês e que meu coração está aí. Que Deus abençoe cada segundo da vida desta linda princesa!
Mas bem, vamos lá! Como já falei, muitas vezes Dublin lembra o Brasil, mas tem coisas que são totalmente diferentes.. darrrrrrrrrrrrrrrrr...eu sei, é obvio afinal estou em outro continente! Mas não deixa de ser curioso! Aí vão alguns exemplos:
Na maioria das vezes a chave é o contrário. Para você abrir a porta você coloca ela de ponta cabeça, com as cerrinhas (não achei palavra melhor, mas dá para entender né.. ) para cima e ao invés de torcer o trinco para a direita você deve torcer para a esquerda para abrir.. Já passei alguma vergonha tentando abrir a porta e não conseguindo até lembrar disso... 
As janelas abrem para baixo. Tipo, você não levanta a parte de baixo para cima, mas sem abaixa a parte de cima! Quer dizer, colocar a cabeça para fora da janela só com escadinha... o que é um problema para os fumantes! E muitas vezes é só vasculante em cima! Acho que é por causa do frio, mas isso é só achismo, não encontrei explicação científica ainda.
Sabem a Amy Winehouse, pois é, o cabelo dela é fichinha perto da moda capilar por aqui entre as adolescentes. Chega a ser um ponto turístico pois faz tempo que deixou de ser cabelo e se tornou monumento... Sério, é incrível! Olha a fotinho aí do lado! È um mais cabuloso que o outro. E dele Hairspray no meio da rua a cada dois minutos e pente para desfiar. Eu não tenho nem idéia quantas horas elas gastam por dia arrumando aquilo, ou desarrumando aquilo! Fora isso, as roupas, nossa, tipo é tudo a mais, nada é simples. Ou elas andam super bem vestidas ou over. Muitas flores, babados, tules, e basicamente vestidos, na maioria das vezes mega curtos e saltos super altos, na base do salto 15! É impossível achar um salto normal aqui! Eu nem posso pensar nesses sapatos a não ser que não queira passar pelas portas..rs.
Bem, eu já esto morando aqui na casa da família para qual trabalho a quase uma semana e estou muito feliz, outro dia conto os detalhes do trabalho e desta minha experiência como au-pair, mas vou focar na comida. Aqui eles não comem arroz! Pelo menos não comi nenhuma vez por enquanto, e não é normal ver nos restaurantes também. O nosso arroz de cada dia aqui corresponde a batata. Eles adoram batatas e até discutem sobre a qualidade dela..rs.. é tipo o principal produto, o que dá para entender por conta da história da Irlanda e da dominação inglesa. Mas para dizer a verdade, até que estou gostanto, adoroooo batata, como toda boa “alemoa”..rs. E não posso reclamar, a Gemma (mãe do Wil, a criança que cuido) cozinha muito bem e to comendo horrores, além de comer coisas boas que no Brasil não comia pois são caras como Nutella e Sucrilhos, aqui é ridicularmente barato. Outra coisa que me acostumei e que adoro é chá com leite... Confesso que relutei um pouco para experimentar, mas agora tomo umas 5 chícaras por dia. Mas não é qualquer chá, é um específico que eu não tenho nem idéia o que é..rs.. mas o gosto lembra o chá preto. Ah, e feijão, é ingrediente, não prato principal! E quase sempre só é encontrado com extrato de tomate! Eu achei horrível, mas gosto é coisa pessoal né! Como diz aquele velho ditado ... cada um tem o seu! E para acabar com o item comida, eles não almoçam! O almoço aqui é um lanche, geralmente sanduíche. A principal refeição é o jantar. Ainda vou fazer uma feijoada para eles experimentarem!
Beber é normal, melhor cultural aqui. Ninguém acha problema o cara acordar bebendo ou beber todo dia! É incrível!
Outra coisa cultural é jogar lixo no chão. Juro, é impressionante. Todo mundo come e simplesmente joga a embalagem no chão. Eu vi varias crianças fazendo isso! Mas em compensação tem um carrinho de limpar – varrer a rua que você vê a cada dois minuto, as vezes até parece perseguição! Outro fato é que eles levam bem a sério a reciclagem e tudo é separado. Inclusive, tem vários lugares que você paga pelo seu lixo. Você precisa comprar e colar a etiqueta no saco, se não fizer isso a multa é altíssima. Ah, e normalmente eles não tem lixo no banheiro! Você joga o papel no vaso. Eu ainda acho isso meio estranho...mas por outro , é bem menos lixo né!?
Dentes.. Senhor do céu... isto é incrível... São podres! Dá para saber se a pessoa é européia ou não pelo sorriso. Claro que não é todo mundo, tem suas exceções. As vezes você vê mulheres e homens lindos, super bem produzidos e quando abrem a boca é um festival de “um sim um não”! E olha que produtos para clareamento aqui são super baratos. Eu to louca para comprar! Acho que desta semana não passa! Agora sou uma assalariada!
Banho aqui é problema, um sério problema, pois na grande maioria dos lugares não tem chuveiro elétrico, você precisa ligar uma chave que esquenta um tanto de água e acabando esta água tem que esperar todo processo de novo! Morar com muitas mulheres neste quesito é um big problema, e confiem, não dá para tomar banho frio, nem no verão! O negocio é ligar se molhar, desligar, ensaboar, ligar...e assim por diante. Nada de banhos relaxantes...e quando voce esquece de ligar o negocio....nada de banho, e se esquece ligado, espere a conta de energia elétrica para levar o susto! Pois você não paga água aqui , mas paga eletricidade e só a cada dois meses!
Agora uma dica importante, na feira, nunca toque nas frutas. Você tem que comprar só olhando pois minha amiga foi tocar nas frutas e foi amaldiçoada até a quarta geração!
Aqui o pagamento é por semana na maioria das vezes, tanto do salário quanto do aluguel. O que é um saco, pois tem que tirar dinheiro toda semana.
Bem... acho que por enquanto é só. Outro dia eu escrevo mais sobre diferenças culturais, mas lembrem, nada é regra e tudo está baseado nas minhas experiências, quem sabe posso ter escrito uma grande mentira aí em cima..rs... mas depois eu desminto se decobrir, ou não..rs.... afinal, a Raquel é má..rs
Bjão, ah, e se alguém quiser um tópico especial, pode pedir!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Eeeeeeeeeee.. good news

Nossa, como sou uma escritora ( de botiquin) relapsa! Toda vez que escrevo falo que serei diferente e aqui estou, meio século depois do ultimo post tentando falar pouco e tendo muita coisa para contar, o que sempre me faz esquecer metade das coisas, mas farei diferente, separarei os assuntos por post...eeeeeeeeeeeeeeee... daí fica mais fácil!
Esse primeiro não poderia deixar de ser meu trabalho!!! Gente, é isso mesmo, eu estou TRABALHANDO! Valeu pela energia positiva de todo mundo tenho certeza que isso ajudou muito. Eu sempre tenho mais coragem de ir atrás das coisas quando sei que as pessoas confiam e torcem por mim! Obrigado mesmo!
Mas vamos lá, antes do prato principal não posso deixar de falar de um bico que fiz entregando panfleto. Você deve estar pensando a mesma coisa que eu quando consegui este trabalho: mais fácil impossível. Mas falando a verdade, poucas vezes um trabalho me agoniou tanto. Trabalhei "tentando" distribuir panfletos para a própria Eden (escola onde estudo), só que aí começam os problemas: era só para europeu, ali pelos 18 anos que NÂO sabe falar ingles (!?). Além disso, entregar panfleto nas ruas aqui é proibido, então tinha que ficar de olho na garda também. Sejam bem vindos a meu inferno..rs.. (aí tenho que confessar que esta frase teve um toque de exagero..mas fazer o que,eu fiz cênicas!). Ninguém gosta de pegar panfleto, isso é real, mas aqui é regra, no Brasil a gente pega para ajudar a pessoa e joga no primeiro lixo, aqui nem para isso! Algumas pessoas liam e devolviam, outras só agradeciam, e tente escutar o sotaque andando por estas ruas barulhentas de Dublin. Só quem mora aqui mesmo tem a noção da poluição sonara do city center. Nem o celular da para ouvir! Gente, só sei que entreguei em 4 horas de trabalho uns 50 panfletos... altamente frustrante! Mas ganhei algum didin, mas não posso dizer que foi ruim. 10 euros a hora, tanto que trabalhei novamente no sábado. mas serio,mesmo assim, é frustrante não conseguir trabalhar direito!
E foi neste mesmo clima de : Tá dando certo! Que consegui minha família! Isso mesmo, minha famila aqui, pois agora estou trabalhando de au pair. Confesso que já estava pensando em focar em outras coisas e ter meus horarios e casa e tal.. Mas pensei bem, e com certeza era a melhor opção para mim, pois preciso aprender inglês para conseguir um emprego melhor, mas isso só conseguiria treinando, acaba que querendo ou não você convive muito com brasileiro aqui e fica dificel evoluir. Aqui, neste emprego, juntei o útil e agradável!
Logo que saí do Brasil me escrevi em um site muito bom para quem quer trabalhar de au-pair, http://www.aupair-world.net/. Sinceramente é o melhor que tem. Haviam surgido boas oportunidades para trabalhar mas não deram certo pois ou era muito longe, ou os horários não encaixavam. Uma dica para quem quer vir para cá é já procurar do Brasil uma familia aqui, pois daí você já vai para a cidade que tem mais procura e faz o curso de inglês lá. Muitas vezes é mais barato e algumas até gratuito!Mas voltando, já nem estava mais olhando meu perfil quando uma familia me procurou. Quando olhei a foto não resisti e resolvi tentar, e não é que nos encontramos em uma café terça e tudo deu certo! Em 4 dias já me mudei para cá e a dois estou trabalhando! Na real me sinto mais dividindo a casa do que trabalhando propriamente..rs... A familia consiste nos pais Gemma e Cian e no Wil, uma linda bolinha branca e fofa de 7 meses. Confesso que me amedronta cuidar de um bebe, eu que nunca troquei uma fralda! Mas tudo na vida se aprende e tenho certeza que tudo vai dar certo! Já está dando. Claro que dou minhas furadas e trapalhadas, mas eles são incríveis! Até jantar fizeram me esperar!!! E o meu quarto.. nossa.. muito bacana e claro agora tenho internet..eeeeeeeeeeeeee!
Só sei que estou muito feliz, e quase sem horário, pois tenho aula e já é passado da meia noite e amanhã tenho que acordar cedo!
Espero poder contar detalhes e novidades logo, mas não posso deixar de dar 3 recadinhos:
1- beijão pro Seu João (aí sogrão)que descobri que lê estas rasas palavras e para a Tatay, uma menina que conheci no msn e que le meu blog também, o que me surpreendeu pois pensei que só os mais chegados iam ter esta paciência..rs... valeu gente!
2- Giuliaaaaaaaaaaaaaaa.. vem para o mundo, é uma ordem da dinda...rs! Deia e Santin, força! Amo muito vocês e imagino o quão maravilhoso está sendo este momento! Meu coração está aí!
3- Saudades...